unnamed 93 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura

Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura

A arquitetura arruma solução para todas as necessidades do homem. E foi pensando em resolver a urgência de encontrar um espaço para acomodar o novo escritório do Estúdio Campetti, que os arquitetos e sócios, Márcia Campetti e Tiago Campetti, descobriram no subsolo de uma antiga casa alemã um local onde se pudesse trabalhar com liberdade a composição do espaço.

unnamed 93 1024x683 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura
As soluções de iluminação foram pensadas para liberar o teto e otimizar os espaços (Foto: Marcelo Stammer).

No local de 90m², a preocupação dos arquitetos era se o pé direito de 2,10m (1,90m abaixo de algumas vigas) não impediria o bom funcionamento do estúdio. Solucionaram a questão com o rebaixamento de toda a circulação que o espaço necessitaria e começaram a distribuir os ambientes nos cômodos periféricos.

unnamed 91 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura
Os arquitetos desenharam o mobiliário que utiliza materiais mais brutos em essência, aliado ao refinamento na execução (Foto: Marcelo Stammer).

Por ser um antigo subsolo, o ambiente possuía apenas uma porta de acesso com uma pequena janela e mais uma porta aos fundos para um pátio interno do terreno. Então as primeiras mudanças foram a ampliação da porta frontal, transformando toda a parede da frente em uma porta deslizante de vidro. A criação de uma grade de vergalhões para essa porta e a abertura das divisões internas, antes muito segmentadas e fechadas,  agora se abrem para a circulação, permitindo a ventilação cruzada e um maior aproveitamento da luz natural. As soluções de iluminação foram pensadas para liberar o teto e otimizar os espaços.

unnamed 90 1024x683 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura
A escolha de materiais estruturais utilizados, como acabamentos, conecta a atividade do “pensar” da arquitetura com o “executar” (Foto: Marcelo Stammer).

Os arquitetos desenharam o mobiliário que utiliza materiais mais brutos em essência, aliado ao refinamento na execução. O que mostra a possibilidade de se trabalhar com sofisticação qualquer material, desde que se respeitando suas características.

unnamed 94 1024x683 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura
Os arquitetos encontraram no subsolo de uma antiga casa alemã um local onde se pudesse trabalhar com liberdade a composição do espaço ( Foto: Marcelo Stammer).

A escolha de materiais estruturais utilizados, como acabamentos, conecta a atividade do “pensar” da arquitetura com o “executar”, como é o caso da estante montada a partir de um andaime, transformando um elemento que antes servia apenas de suporte para quem trabalhava no canteiro e agora pode ser utilizada pela equipe de projeto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Subsolo de antiga casa alemã vira um moderno escritório de arquitetura
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!