Projeto decorado por Sandra Moura
(Foto: Cacio Murilo).

Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura

“Janete Costa introduziu nos interiores dela o artesanato pernambucano com conteúdo diferenciado. Ela não mudava o DNA do artista mais ao mesmo tempo, ela estava carregando um pouco do seu olhar junto com aquele artista. Isso me influenciou, e quando eu saí da universidade também comecei a ter uma aproximação com os artesãos paraibanos. Comecei a fazer o que ela fazia na Paraíba. Janete conseguiu fazer com que as pessoas tivessem uma visão diferenciada do artesanato. Ela conseguia dialogar com o artesão”, conta Sandra Moura que teve sua formação entre a Paraíba e Pernambuco, já que o seu pai era pernambucano.

CMV3164 Sandra Moura Casa © Cacio Murilo - Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura
A parte externa da casa de praia (Foto: Cacio Murilo).

A paraibana nunca trabalhou diretamente com Janete, mas a a ligação é tão forte que ela a considera sua mestra na profissão.”Meu DNA na arquitetura foi moldado por causa de Janete. Seu modo de fazer, repercutiu no meu trabalho”. Para ela, a identidade cultural é um elemento que deve fazer parte de todo profissional, ” Acredito que você só consegue ter o seu trabalho respeitado quando tem um DNA local. E o de Janete se tornou universal, poque ela tinha essa identidade local muito forte e isso fez com que se diferenciasse”, defende Sandra.

Projeto:

CMV0500 - Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura
Leveza nos detalhes, foi a aposta da arquiteta (Foto: Cacio Murilo).

O projeto escolhido é de uma casa na praia, em Cabedelo, na Paraíba. A arquiteta optou por um conceito clean de morar. “Ausência do supérfluo, valorização da amplitude, pouca informação visual, leveza nos detalhes, muita luz natural, multifuncionalidade, elementos sustentáveis e resgate, caracterizando um morar contemporâneo”, define Sandra Moura ao apresentar os pontos principais do projeto.

CMV0530 - Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura
O detalhe de um dos pavimentos da casa (Foto: Cacio Murilo).

A casa apresenta grandes espaços que dialogam entre si, tanto na parte interna como na externa. Na fachada oeste, com visão para a rua, foi criada uma estrutura em alumínio, que faz alusão a uma rede de pesca. No térreo, o hall de entrada, sala de estar, jantar, cozinha gourmet, varanda, área de serviço, suítes de serviços, garagem e lavabo. No primeiro pavimento, localizam-se as seis suítes e varandas. Já no segundo, ficam o espaço gourmet, área de lounge, banheiros masculino e feminino, piscina e o deck. No terceiro pavimento, o mirante para visualizar o mar e o céu.

CMV0494 - Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura
Os materiais naturais refletem a forma de viver dos moradores (Foto: Cacio Murilo).

Por lá, Sandra optou por materiais naturais, que refletem a forma de viver dos moradores. “A madeira, nas esquadrias e nos revestimentos de paredes. O concreto aparente expondo uma estrutura nua e crua dando a sensação de despojamento à casa, pois o concreto é sinônimo de versatilidade e simplicidade e foi ‘redescoberto’ por criar um projeto impositivo com características fortes e marcantes na paisagem urbana”, define Sandra.

 

Serviço:

Sandra Moura Arquitetura

(83) 3221-7032

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Consultoria Online Destaque Credito Rido Shutterstock 390x354 - Janete Costa foi a grande inspiração para a arquiteta Sandra Moura
Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura