unnamed 44 - #SIM!101:Mais projetos de Energia Solar
(Foto: divulgação)

#SIM!101:Mais projetos de Energia Solar

O assunto Energia Solar foi o tema de uma das matérias da Revista SIM!101. O debate sobre o assunto só cresce. Separamos dois projetos que fazem uso dessa nova forma de produção de energia. Confira:

Para usar menos recursos naturais, várias tecnologias foram aplicadas em uma residência na região metropolitana de Campinas. A primeira casa com certificação Leed For Homes( um selo ambiental internacional, reconhecido em 154 países, que orienta e atesta o comprometimento de uma construção com os princípios da sustentabilidade antes, durante e depois da obra), no país foi planejada e construída por motivações que vão muito além de diminuição de custos, investimentos ou crises hídricas e energéticas. Finalizada há pouco mais de quatro meses, a obra foi pensada e estruturada para garantir a manutenção dos recursos naturais e dar exemplo.

Entre as principais tecnologias utilizadas na casa estão o reaproveitamento de água da chuva, a reutilização de água cinza (em descarga, rega de jardim etc.), eletrodomésticos com tecnologia inverter (que economizam até 40% de energia elétrica), luminárias com lâmpadas do tipo LED, pisos e revestimentos produzidos de maneira sustentável e com material reciclado, além de sistema de aquecimento solar para as águas do banho e sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia, desenvolvido e instalado pela Neosolar Energia.

Ainda sobre a energia, o proprietário comenta que, mesmo que a casa não fosse certificada, a produção por meio de fonte solar era uma de suas prioridades desde a concepção do projeto. Agora que está concluído, a residência tem capacidade para gerar 250 kWhde energia por mês. Para conseguir realizar o desejo de ter uma casa que servisse como modelo de eficiência energética, com consumo consciente de recursos hídricos e práticas sustentáveis na utilização dos recursos naturais para as gerações futuras, o proprietário contou com o trabalho da Neosolar Energia e outras empresas e profissionais, todos pioneiros na construção sustentável no país.

Um setor que vem investindo nessa nova forma de produção de energia é o setor de hotelaria. Estima-se que na grande maioria dos hotéis, o custo com energia seja um dos mais altos para o negócio. Nesse contexto, a geração da energia elétrica solar surge como uma luz no fim do túnel para reduzir o valor da conta, diminuir a emissão de CO2 e utilizar uma fonte de energia limpa e renovável. A boa notícia é que, se antes, transformar luz solar em energia era uma realidade muito distante para pequenas e médias empresas, hoje em dia, esse processo tem se tornado cada vez mais acessível e, até mesmo, vantajoso. O segredo está em trocar o valor da conta de luz que nunca acaba e sempre tem reajustes, por um financiamento que já começa menor que a conta de luz no primeiro mês e tem data para acabar, deixando o empresário livre do custo recorrente da conta de luz por mais de 25 anos.

O Hotel Spaventura, localizado em Ibiúna, a 75 quilômetros da capital paulista, a estância turística foi a primeira a gerar energia solar fotovoltaica para suprir 100% do seu consumo. Ao todo, para a conversão da energia foram instaladas 167 placas fotovoltaicas, responsáveis pela geração de 5.000 KWh por mês. A instalação, realizada em outubro de 2013, foi a opção encontrada pelo proprietário, Alexandre Haberkorn, para contribuir de maneira efetiva para a redução de CO2 no meio ambiente e reduzir os custos com a conta de luz. “A energia solar fotovoltaica é uma forma bastante prática e eficiente de combatermos as mudanças climáticas e todos os problemas a ela associados. Vivemos uma crise socioambiental nunca vista e temos o dever de fazer algo para minimizar esses problemas. Produzir energia limpa é uma das formas para caminharmos para um futuro mais sustentável”, acredita Alexandre.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Apt Altera Arquitetura Destaque Credito Photons Fotografia Henrique Ribeiro 390x390 - #SIM!101:Mais projetos de Energia Solar
Apartamento foca em integração de ambientes e décor moderno