Lucas Oliveira 5531 - #SIM! 101 | Pousada Beco de Noronha
Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!

#SIM! 101 | Pousada Beco de Noronha

Arquiteta: Carmen Cavalcanti
Desafio: Limitação da área da pousada para adequações e reformas
Solução: Aproveitamento interno dos ambientes, com adequação de alguns locais e retrofit de equipamentos

Situada a quatro quilômetros da Baía do Sancho, a pousada funciona há mais de 10 anos, para receber turistas. A estrutura foi planejada para manter o estilo mais rústico que o balneário imprime, com charme e sustentabilidade. O local passou por uma requalificação, há cinco anos, assinada pela arquiteta Carmen Cavalcanti, que replanejou algumas estruturas do local, que conta com seis suítes e sala de café.

“A proposta foi trazer mais consciência ambiental ao local, adequando-o ao reaproveitamento, acessibilidade, consumo de água, minimização de consumo e uso de tecnologias limpas, além de uma ampliação de algumas áreas”, explica a arquiteta, que contemplou em seu projeto o aumento da área de solo permeável, com a troca do acesso principal por um deck de madeira vazada, levando mais leveza e contato com a natureza local. A cozinha também passou por reforma. com a criação de um local específico para armazenamento de produtos, higienização, entrada e saída de pratos.

A área administrativa e recepção da pousada receberam um novo espaço, mais amplo e organizado, para atender melhor aos funcionários. Carmen propôs um retrofit de todas as instalações, louças e metais sanitários, adaptados para uma redução no consumo, captação de água da chuva e gerenciador de resíduos. Possui ainda sistema solar, paredes vazadas, para melhor circulação de vento, sensores de presença, chaveiro eletrônico, e telhas de vidro. Quanto à acessibilidade, três suítes foram adaptadas para receber hóspedes cadeirantes, com banheiro, mobiliário, interruptores acesso aos ambientes com rampas móveis em madeira.

Além da madeira, outros materiais de reuso foram utilizados na pousada. “Sempre gostei muito de decoração, e fiz questão de criar todo o artesanato, como as luminárias da entrada, feitas com isoladores de alta tensão, que estavam em desuso, a passarela de garrafas de vidro e os móveis da pousada, em sua grande maioria, são de madeira de demolição. Na ilha não cabe o luxo exacerbado, temos que prezar pelo clima mais rústico, cara de litoral”, defende a proprietária Silvana Rondelli, que priorizou, dentre os materiais utilizados, o uso do artesanato, da palha e da madeira.

Carmen Cavalcanti
carmencavalcanti@terra.com.br

Pousada Beco Noronha
pousada@becodenoronha.com.br

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Responsabilidade ambiental Destaque Credito Eugenio Marongiu Shutterstock.com 3 390x390 - #SIM! 101 | Pousada Beco de Noronha
Responsabilidade Ambiental: requisito indispensável para arquitetos