revistaSIM Arquitetura DESTAQUE Credito Camilla Albuquerque 1155x500 - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal

Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal

Um cômodo da casa que requer muita atenção, dedicação, praticidade e criatividade  é o quarto infantil. É nele onde o mundo lúdico se mistura com a realidade e faz com as crianças despertem a criatividade que existem nelas.  

revistaSIM Arquitetura Quarto infantil 1 Credito Camilla Albuquerque - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
Um quarto aconchegante e acolhedor para as crianças ( Crédito de imagem, modelagem e render, Camilla Albuquerque).

Por isso, convidamos as arquitetas Flávia Ebrahim e Roberta Reis do Estúdio Noi Arquitetura, que nos repassaram dicas preciosas.

“Não achamos que o uso do lúdico seja obrigatório, mas a gente sempre busca inserir algum objeto decorativo ou papel de parede que remete a um tema infantil, para que o espaço seja usual, prático e que transmita um bem estar para as crianças.”, explicou a arquiteta Roberta Reis.  

Para a arquiteta Flávia Ebrahim, existe um ponto que nunca pode faltar em um projeto voltado para o quarto infantil, “Que seja alegre e infantil e que deixe a criança segura e confortável”.

Saiba como decorar o quarto infantil 

”Primeiro temos que pegar um tema que a criança goste, o que já influencia bastante para que ela queira está ali naquele ambiente. A partir daí iremos abusar de móveis não convencionais , como casinhas, árvores,barcos, dependo do tema do quarto”, revela Roberta.

revistaSIM Arquitetura Quarto infantil 3 Credito Camilla Albuquerque - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
Elementos que estimulem a criatividade devem estar sempre presentes ( Crédito de imagem, modelagem e render, Camilla Albuquerque).

As arquitetas gostam também de utilizar lousas nas paredes, rolos de papéis e carretéis que as crianças vão puxando e desenhando . Além de parede escalada, piscina de bolinhas e uma infinidade de opções para que deixe o quarto criativo.   

Inserir tapetes também deixa o local ainda mais interessante para as crianças, como explica a arquiteta Roberta Reis, “O uso do tapete deixa o  local ainda mais aconchegante e serve como uma área para delimitar aquele espaço como um cantinho de descanso e para brincadeiras. Existem tapetes que são lúdicos com letras e até com a brincadeira de pular amarelinhas, o que já estimula a brincadeira e a criatividade”.

Na organização dos brinquedos que costumam ficar espalhados pelo local, as arquitetas indicam o uso de nichos, cestos e baús. “Lembrando que é sempre importante deixar os brinquedos na altura das crianças para que elas tenham um fácil acesso a eles “, destacou Roberta. 

Cores para um quarto infantil 

revistaSIM Arquitetura Quarto infantil 4 Credito Camilla Albuquerque - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
A harmonia entre as cores é um item importante( Crédito de imagem, modelagem e render , Camilla Albuquerque).

“Gostamos bastante de utilizar nestes espaços os tons pastéis. Temos que lembrar que o quarto é um local de brincar, mas também é um espaço para descansar e dormir”, explica Flávia Ebrahim. 

Atenção para a iluminação 

revistaSIM Arquitetura Quarto infantil 5 Credito Camilla Albuquerque - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
A iluminação faz toda a diferença ( Crédito de imagem, modelagem e render, para Camilla Albuquerque).

“A iluminação é muito importante em um projeto de quarto infantil. Porque assim podemos brincar com uma luz geral, uma luz mais indireta, pontual. A luz indireta vai dar um aconchego ao ambiente e é muito importante também acrescentar pontos focais, principalmente para cantinho de estudo e leitura”, conta Roberta.

O cantinho de estudo dentro do quarto infantil 

revistaSIM Arquitetura Quarto infantil 2 Credito Camilla Albuquerque - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
O cantinho de estudo deve estimular a criatividade ( Crédito de imagem, modelagem e render, Camilla Albuquerque).
  • Atenção para as bancadas!Bancada ideal para a idade da criança, existem bancadas que acompanham o crescimento da criança;
  • Uso de prateleiras são indispensáveis; 
  • Faça uso dos ganchos e murais pelo espaço.  

“Sempre procuramos setorizar um quarto infantil, a área de dormir, brincar e estudar. É importante que a área de estudo seja exclusivo para esse uso, assim conseguimos que a criança foque mais e a produtividade será maior”, explica Roberta. 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Banheiros DESTAQUE Credito Carlos Piratininga 390x390 - Arquitetas dão dicas de como montar o quarto infantil ideal
Confira as dicas de projetos de banheiros para você não errar