fv apartamento casal vila da serra baixa 1 - Quando a rodabanca rouba a cena
​Neste lavabo, projetado pela designer Fabiana Visacro, a rodabanca alta feita - de mármore da Baracho Pedras - deixa o espaço ainda mais sofisticado (Foto: Osvaldo Castro/Divulgação)

Quando a rodabanca rouba a cena

A rodabanca protege e facilita a limpeza da cozinha e do banheiro, locais em que geralmente são especificadas. Devido a essa função, esse revestimento deve ser executado em materiais impermeáveis como pedras naturais e azulejo. Mas, essa peça também pode agregar papel estético: as rodabancas altas roubam a cena e agregam beleza e sofisticação ao décor, um toque que arremata o layout.

Na cozinha, segundo a designer de interiores Fabiana Visacro, não há dúvidas: a rodabanca alta torna a bancada mais imponente. “Quando a rodabanca é mais alta, tudo que está na bancada se destaca mais. Além da questão estética, a rodabanca protege o rejunte da parede. Com o tempo e o contato contínuo com a água, o rejunte começa a escurecer. Sendo assim, quanto mais alta for essa rodabanca, maior será essa proteção”, acrescenta. De acordo com a designer, as pedras naturais são ótimas opções para compor rodabancas altas e causar impacto estético seja na cozinha ou no banheiro. “Eu uso muito granito e mármore. Na cozinha, dou preferência por granitos homogêneos como o São Gabriel e Preto Absoluto. No banheiro, uso mármore, que é mais poroso, pois nesse espaço não se usa tantos produtos químicos como na cozinha e não tem tanta gordura também”, explica Fabiana.

Quando a rodabanca é feita em pedra, deve-se ficar ainda mais atento ao acabamento. Esse item pode ser um diferencial e valorizar esse revestimento. Para não errar na escolha, Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras dá uma dica. “O polimento reto é o mais utilizado pelos profissionais e aqui, na Baracho Pedras, é realizado com um maquinário italiano específico para esse fim”, destaca. Além da necessidade de escolher o acabamento correto é preciso ficar de olho nas medidas exatas da pedra para que não sobre ou falte o revestimento. Isso é tão importante que na Baracho Pedras, por exemplo, existe um setor técnico altamente especializado só para fazer isso. “As medições são realizadas por nós in loco, acompanhadas pelos profissionais e revisada pelos mesmos. Dessa forma, as peças são produzidas no tamanho exato para o projeto do cliente”, constata Fátima.

Com essas dicas, basta escolher a pedra que mais agrada para a rodabanca e aliar funcionalidade e praticidade com beleza e sofisticação tanto na cozinha quanto no banheiro.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura sistemica Destaque Credito Dariusz Jarzabek Shutterstock 390x390 - Quando a rodabanca rouba a cena
Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?