ADGR 0646 SS IM 15.12.19 0160 - Orquidário ganha forma moderna

Orquidário ganha forma moderna

“A ideia principal foi fazer algo diferente que chamasse a atenção pela forma e que também tivesse uso. Não é apenas um espaço para cuidar de orquídeas, tem mobiliário, balcão, pia. É uma sala de estar fora da casa. A intenção era que fosse criado esse ambiente externo onde eles pudessem aproveita o jardim, receber familiares e brincarem com os netos”, conta Zezinho Santos. O projeto do escritório Santos & Santos foi desenvolvido para uma residência em Aldeia, na Região Metropolitana do Recife.

ADGR 0646 SS IM 15.12.19 0161 703x1024 - Orquidário ganha forma moderna
O orquidário ganhou uma forma moderna (Foto: Gustavo Sóter).

A estrutura moderna e que passa também a ideia de “casinha”, foge do convencional. ” Se eu tivesse que citar alguma fonte de inspiração, seria a escola da Escandinávia e  da Finlândia. Por lá existem construções como esta, mas com outro uso e não como orquidário”, revela Zezinho.

ADGR 0646 SS IM 15.12.19 0160 1024x683 - Orquidário ganha forma moderna
No piso, o porcelanato de madeira, foi a opção escolhida (Foto: Gustavo Sóter).

O ambiente que funciona também como abrigo para apreciação do jardim, possui o teto coberto de policarbonato. O uso da madeira mais atual se faz presente de uma forma inovadora. No piso, o porcelanato de madeira, foi a opção escolhida apenas por uma questão de manutenção, o que torna essa ação mais simples e prática.

ADGR 0646 SS IM 15.12.19 0152 683x1024 - Orquidário ganha forma moderna
As aberturas laterais favorecem a circulação do vento (Foto: Gustavo Sóter).

O orquidário arrojado possui aberturas laterais que favorecem a circulação do vento e também protege da chuva quem estiver no ambiente. Ao lado da área onde as plantas estão, existe uma bancada branca para o trabalho de jardinagem, que acomoda uma pia. Na lateral contrária, um pequeno utilitário para o armazenamento dos objetos e utensílios necessários para a prática da jardinagem.

ADGR 0646 SS IM 15.12.19 0149 1024x683 - Orquidário ganha forma moderna
As cadeiras coloridas conciliam com o ar mais sóbrio da madeira (Foto: Gustavo Sóter).

A iluminação é um traço forte e característico da dupla. ” Sempre fazemos questão de criar a iluminação. No projeto foi pensado uma forma mais indireta e suave. Utilizamos nos pendentes lâmpadas de led e na estrutura da madeira optamos por uma luz rebatida”, diz Zezinho.

Destaque também para as cadeiras coloridas do espaço. ” As cadeiras já existiam, fizemos uma intervenção. A cor vermelha e o amarelo deram um ar mais leve e moderno ao projeto, conciliando com o ar mais sóbrio da madeira utilizada em toda a construção”, explica Zezinho.

Serviço:

Santos & Santos
www.santosesantosarquitetura.com.br

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Volta as aulas DESTAQUE Foto Marcelo Stammer 390x390 - Orquidário ganha forma moderna
Confira as dicas para montar um cantinho de estudo infantil