bienaldaespanhaobservatoriodepassaros - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha

MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha

O projeto Casa da Árvore e Observatório de Pássaros, resultado da parceria firmada entre o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e a Escola Municipal de Educação Infantil Dona Leopoldina é o único representante do Brasil na Ludantia – I Bienal Internacional de Educação em Arquitetura para Infância e Juventude, que acontece até 17 de junho, em Pontevedra, na Espanha.

bienaldaespanhacasaarvore - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha
Casa foi projetada em parceria (Foto: Divulgação)


 
Resultado de uma parceria de três anos entre o Educativo do MCB e a escola, a construção da Casa da Árvore e Observatório de Pássaros mobilizou o Núcleo Técnico do Museu na elaboração do projeto, que colaborou no detalhamento e incorporação de elementos da casa brasileira à proposta, inaugurada em 2017.

bienaldaespanhaobservatoriodepassaros - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha
Projeto representa o Brasil na Ludantia (Foto: Divulgação)


 
“A equipe do MCB, junto a professores, coordenadores, pais e crianças da EMEI, trabalhou para que esse desejo pudesse se tornar realidade. A escola ganhou um excelente espaço para olhar, escutar, ler, desenhar, pesquisar, sonhar e inventar”, explica Carlos Barmak, coordenador do Educativo do MCB.

bienaldaespanha - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha
Escola e MCB dividem a experiência (Foto: Divulgação)


 
Organizada pela Asociación Ludantia Arquitectura y Educación, a Bienal reúne experiências em âmbito internacional para compartilhar, debater, experimentar e difundir projetos educativos e de investigação que atuam com o espaço (doméstico, urbano, coletivo e natural) e em que as crianças e jovens sejam protagonistas. Dos 84 inscritos de países como Argentina, Espanha, França, México, Suécia e Venezuela, a Comissão Técnica do evento selecionou somente 15 projetos educativos.

bienaldaespanhacasa - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha
Ludantia é uma Bienal que envolve a troca com crianças e jovens (Foto: Divulgação)


 
A Casa da Árvore e Observatório de Pássaros também ganhou, em 2017 o Prêmio Territórios Educativos, uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Estácio. A ação busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, integrando os saberes escolares e comunitários.


Sobre o Educativo MCB

O Educativo do Museu da Casa Brasileira propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura CasaCor Janelas Destaque Credito Go Network 390x390 - MCB e escola representam Brasil em Bienal na Espanha
Venha conferir os detalhes sobre o projeto Janelas CASACOR PE