revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao DESTAQUE Credito Denny Lako 1155x500 - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!

Confira um conteúdo completo com dicas sobre iluminação!

Um dos pontos mais importantes em um projeto de arquitetura é o uso correto da iluminação, por isso, preparamos para você um conteúdo completo com muitas dicas sobre este assunto. Ouvimos os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, à frente do Andrade & Mello Arquitetura, que ensinam agora algumas regrinhas para evitar erros nesse quesito.

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Quarto de casal Credito Santiago Cornejo Shutterstock 1 - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
É preciso estar atento aos detalhes da iluminação (Foto: Santiago Cornejo Shutterstock).

“Cada ambiente pede soluções diferentes devido as inúmeras funções, por isso, requerem um projeto luminotécnico personalizado, levando em conta, principalmente, a usabilidade e a entrada de luz natural”, explica Erika.

O arquiteto Renato Andrade destaca também como se inicia o pensamento da iluminação nos trabalhos da arquitetura,  “Um projeto de iluminação começa pelo briefing do espaço, além do plano de atividades da família, que nos permite pensar nas sombras e na relação da iluminação com as cores escolhidas para o espaço”.

Saiba as dicas sobre os tipos de iluminação

Iluminação Direta

Mas, você sabe o que é luz direta, difusa e indireta?  A direta tem como foco iluminar um ponto específico, como quadros e esculturas que merecem destaque. Para esse tipo de iluminação, prefira o uso de luz neutra e lâmpada de LED, pois praticamente não esquentam o objeto iluminado.

Iluminação Indireta

Já a iluminação indireta torna o ambiente mais intimista e confortável visualmente. Esse tipo é muito adotado quando existe rebaixamento de gesso e forros de teto, permitindo que a luz seja direcionada a uma superfície e assim, refletida em diversas direções, tudo isso para iluminar os cômodos de forma uniforme.

Iluminação Difusa

Outra forma de iluminação dos ambientes é a difusa, em que as lâmpadas são de vidro leitoso, quebrando a intensidade da luz sem diminuir a capacidade de luminosidade. Ela garante uma luz uniforme e suave, fazendo com que todo o ambiente receba iluminação sem praticamente criar sombras.

Anote as dicas de iluminação ! Luz quente ou luz fria?

Para classificar a tonalidade de luz foi desenvolvido um sistema chamado de temperatura de cor. O sistema determina que quanto mais alta for à temperatura da cor, mais clara será a tonalidade da luz. Anote as dicas de iluminação!

  • Valores até 3.500K: Referem-se à luz branca quente, com tonalidade amarelada. E tem como característica deixar o ambiente com aspecto de maior relaxamento e aconchego.
  • Valores entre 3.500K e 4.500K: Referem-se à luz branca neutra, que mais chega perto da luz do dia, e por isso, não distorce as cores reais dos objetos.
  • A partir de 5.500K: Luz branca fria, essa tonalidade possui maior dinamismo, e é recomenda para locais que necessitam de mais iluminação.

Confira as dicas de iluminação para os cantos da casa

Sala de estar

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Sala de estar Credito Luis Gomes - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
Uma boa iluminação faz toda a diferença (Foto: Luis Gomes).

Por ser um ambiente multiuso, ele pede por cenários com diferentes graduações. Convém usar a luz indireta, que ajuda a criar um clima intimista, assim como optar por uma iluminação mais geral, que possibilita clarear o espaço de forma homogênea.

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Nichos iluminados Credito Luis Gomes - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
Pontos de luz precisos para destacar pontos da casa (Foto: Luis Gomes).

Sala de jantar

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Cozinha com iluminacao de led Credito Emerson Rodrigues - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
A iluminação tem o poder gerar uma sensação de aconchego (Foto: Emerson Rodrigues).

O ambiente também pede uma iluminação geral e uma direta, geralmente proporcionada por um pendente no centro da mesa, garantindo a luminosidade para baixo, iluminando a mesa e conquistando um clima intimista.

Cozinhas

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Apartamento iluminacao embutida Credito Luis Gomes - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
A luz está presente em todos os cantos das casas (Foto: Luis Gomes).

Se o ambiente fizer parte integrante da área social é importante seguir a mesma iluminação do restante do apartamento. “Para a luz geral, costumamos usar plafons embutidos com difusor na mesma temperatura de cor da sala”, revela Renato. Na área da pia, a opção por uma fita de LED embaixo do armário aéreo ajuda a trazer luz para a bancada.

Tem dicas de iluminação para os banheiros também

Os arquitetos costumam trabalhar a iluminação do banheiro da mesma forma que a da cozinha. Porém, para esse ambiente costumam colocar uma iluminação embutida difusa, e quase não usar plafon. “Essa escolha se dá porque, em geral, o banheiro tem o gesso rebaixado”, fala Erika.  Outro ponto interessante é fazer uma iluminação nas laterais do espelho usando arandelas.

Dormitórios

revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao Quarto com luminaria Credito Luis Gomes - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
A luz gera diversas sensações (Foto: Luis Gomes).

Para os quartos, é preciso trazer uma iluminação mais acolhedora e intimista. Além disso, as luzes difusas ou indiretas não ofuscam quem está deitado e trazem essa sensação de aconchego. Ao lado da cabeceira, é indicado usar um abajur ou pendente para uma iluminação pontual, e como  iluminação geral, a sugestão é usar uma luminária com dois comandos, um facho direto para baixo e outro foco indireto para cima, mais suave.

Portanto, no nosso site, você ainda confere muitos outros conteúdos e dicas sobre o tema da iluminação.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Apt Altera Arquitetura Destaque Credito Photons Fotografia Henrique Ribeiro 390x390 - Confira um conteúdo completo com dicas sobre  iluminação!
Apartamento foca em integração de ambientes e décor moderno