RAFAEL DO AMARAL TENÓRIO - Evento internacional no Recife discute iluminação pública

Evento internacional no Recife discute iluminação pública

A iluminação pública é um elemento essencial no desenvolvimento das cidades e o Recife acaba de sediar um encontro internacional, reunindo especialistas que contribuíram de forma direta para o crescimento econômico e social de suas regiões, a partir de intervenções na iluminação pública.

MESA REDONDA - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Seminário reuniu profissionais de vários países para tratar de iluminação pública (Foto: Máquina3)

O II Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, conectado ao Rec’n’Play, foi realizado nos últimos dias 7 e 8 de novembro, no Espaço A Ponte, Bairro do Recife. Esta edição teve como tema “Iluminação pública e inovação: o desafio para as cidades avançarem”.

OXE MINHA CIDADE É MASSA - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Coletivo “Ôxe, minha cidade é massa” falou sobre iluminação e ocupação dos espaços (Foto: Máquina 3)

Estiveram presentes, entre os convidados, o prefeito de La Montagne, Pierre Hay, e os especialistas Dany Joly (Nantes/França), Thomaz Klug (Paris/França), Christophe Canadell (Bordeaux/França) e Bernhard Dessecker(Alemanha/Munique). Estes profissionais atuaram em projetos que transformaram suas cidades em referência na área de iluminação pública, com ações de requalificação de espaços, promovendo cidadania, incrementando o lazer a economia.

DANY JOLY - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Dany Joly falou sobre as boas práticas de Nantes (Foto: Máquina 3)

Entre os exemplos apresentados, para gerar impactos positivos na qualidade de vida das pessoas usando a luz de modo criativo, destaque ao projeto de intervenção na maior escadaria do Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana.

RAFAEL DO AMARAL TENÓRIO - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Rafael Tenório, presidente do CAU/PE destacou a importância dos arquitetos na iluminação pública (Foto: Máquina 3)

Nesta ação, apresentada pelos lighting designers Bernhard Dessecker (Alemanha) e Tomas Klug (França), foi possível iluminar bem o espaço, de forma criativa e colaborativa, usando materiais acessíveis/reciclados, gerando conforto para quem contempla e elevando a autoestima dos moradores da região. Segundo eles, o maior objetivo do projeto é resgatar a autoestima dos moradores da comunidade por meio de um conceito diferente de iluminação pública. “É humanizar o espaço público, fazer com que os moradores e visitantes enxerguem a comunidade sob outro ponto de vista e se apropriem dessa proposta”, pontuou Tomas.

GIOVANI ANDRADE DE OLIVEIRA - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Giovani Andrade de Oliveira falou dos avanços tecnológicos no Recife (Foto: Máquina 3)

No mesmo dia, ainda foi possível ver como a iluminação foi usada criativamente pelo grupo de 12 alunos da Escola Costa Porto (Coque/Recife). Eles apresentaram uma peça, a partir do Tangran, quebra-cabeça chinês, usando luz negra. De acordo com a professora Lucélia Queiroz, uma das orientadoras dos alunos, a atividade foi desenvolvida a partir de uma abordagem multidisciplinar, através das matérias de matemática, história e artes. O grupo contou uma história criada pelos alunos, por meio de quadros, formados pela junção das peças.

MÁRCIA CHAMIXAES - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Márcia Chamixaes falou da Luz que valoriza o passado (Foto: Máquina 3 )

A importância da arquitetura e do urbanismo na definição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das cidades foi o tema abordado pelo atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), Rafael Amaral Tenório. “Eu queria alertar sobre a importância da iluminação nas questões urbanas. Eu acredito que a gente deve ter um olhar que vai além da segurança e utilize um projeto de iluminação como fator atrativo, fator que será capaz de requalificar várias regiões da cidade, criando novos eixos, novos pontos turísticos, inclusive. É importante que o arquiteto esteja à frente dessas discussões, que isso seja politizado e parem de licitar uma iluminação apenas por segurança e sim por uma experiência num ambiente. Quem ganha é o cidadão”, disse.

CLÁUDIA TORRES - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Cláudia Torres trouxe “Um Novo Olhar Noturno da Cidade do Recife (Foto: Máquina 3)

Giovani Andrade de Oliveira, do Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais, ressaltou que os desafios enfrentados levam a buscar novos caminhos e encontrar novas saídas. O Recife vive um momento diferenciado e o Rec’n’Play está aí para mostrar isso. Estamos consolidados com o Porto Digital, em 18 anos de investimentos em tecnologia, como o maior polo do Brasil”, destacou, emendando algumas questões que ligam o presente ao futuro: “Qual seria outro caminho para o Recife se não fosse a educação, a tecnologia e os serviços? então, estamos no caminho certo. A principal fonte de captação de recursos é a cabeça que pensa”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM CAU PE Destaque Credito Rawpixel 390x390 - Evento internacional no Recife discute iluminação pública
Confira os detalhes da Planilha de Precificação do CAU/PE