Casa para idosos
Projeto da Arquiteta Carmem Avila privilegia a luz natural e apresenta porta ampla para a movimentação do morador. Foto: Rafael Renzo

Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade

Por mais que os avanços tecnológicos de saúde e bem-estar estejam a todo vapor, não podemos nos livrar do tempo e das suas adaptações na rotina. Um time de profissionais, formado pelas arquitetas Carmem Avila (Carmem Avila arquitetura), Cris Paola (Studio Cris Paola), Renato Andrade e Erika Melo (Andrade & Melo Arquitetura), criaram um conjunto de dicas que irão ajudar a estruturar uma linda casa para idosos.

Como seria uma casa perfeita para idosos?

Os dados estatísticos mostram que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando a cada ano, chegando a uma média (homens e mulheres) de 75,6 anos de idade, concretizando assim, a necessidade da realização de projetos e adaptações para o público da terceira idade. Veja agora, os principais pontos levantados pelo grupo de profissionais.

  • Iluminação
unnamed 1 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Paredes claras e ampla iluminação natural – Projeto Carmem Avila. Foto: Rafael Renzo

Nesta idade, problemas relacionados a visão são bastante comuns. Por esse motivo, ter uma casa com bastante luminosidade irá facilitar a vida dos moradores. “Para complementar, na pintura das paredes, recomendo optar a cor branca ou mesmo seguir uma paleta de tons claros“, afirma Carmem Avila.

unnamed 1 1 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Projeto do escritório Andrade & Mello. Foto: Luís Gomes

Sabe-se que a iluminação natural é fator indispensável em uma casa para idosos, entretanto, ter um projeto com pontos de luz estrategicamente distribuídos, ajudará também na visibilidade, evitando, principalmente, acidentes inesperados. A foto ilustrada acima, mostra como o escritório Andrade & Mello Arquitetura soube aproveitar muito bem o espaço do corredor, instalando balizadores de led, orientando o caminho para o morador. “A potência das lâmpadas rebate no teto branco e ilumina harmoniosamente”, conta Renato Andrade.

  • Desníveis e escada

A dificuldade de locomoção ocasionada pela idade, leva o arquiteto a optar pela diminuição ou eliminação de desníveis nos ambientes. Quando não é possível, a sinalização e iluminação é essencial. Em projetos de escadas, recomenda-se a utilização de corrimão à altura de 90 cm e pisos antiderrapantes.

  • Portas
unnamed 1 2 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Projeto da Arquiteta Carmem Avila privilegia a luz natural e apresenta porta ampla para a movimentação do morador. Foto: Rafael Renzo

O ideal em uma casa para idosos, é a instalação de portas com vãos livres de 90 cm, para que a movimentação com a utilização de andadores seja possível. Vale lembrar da adaptação total no caso de cadeirantes.

  • Tapetes e pisos
unnamed 1 3 1024x673 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Projeto Cris Paola. Foto: Hamilton Penna

Por mais que os tapetes sejam considerados fatores de quedas e acidentes em moradores da terceira idade, Cris Paola afirma que este objeto de decoração não precisa ser totalmente desconsiderado. Uma dica é colocá-lo embaixo do sofá, com as pontas fixadas e dotados de fitas antiderrapantes.

  • Móveis
unnamed 1 4 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Projeto Korman Arquitetos. Foto: Gui Morelli

Os móveis e objetos de decoração devem ser colocados dentro do campo de visão do idoso, levantando a hipótese de eliminação de peças baixas com quinas. Armários e prateleiras devem ser projetados de acordo com a altura do morador, para que não necessite de muito esforço na hora de pegar alguma peça.

  • Banheiro

O banheiro deve ser projetado e adaptado de forma cautelosa. Utiliza-se barras de apoio, pisos antiderrapantes, assentos para banho e vaso sanitário. “Considere instalar as barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária, que deve ser um modelo mais alto que o padrão”,salienta Carmem Avila.

Arquitetura e decoração em casa para idosos: considerações finais

É imprescindível a preocupação com a funcionalidade do projeto durante a sua concepção. Fazer um estudo prévio do local e também da rotina dos proprietários, garante um projeto bem planejado e com bastante autonomia para seus utilizadores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura sistemica Destaque Credito Dariusz Jarzabek Shutterstock 390x390 - Casa para idosos: Dicas de arquitetura essenciais à terceira idade
Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?