ECOGREEN MANUFATTI2 - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade

Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade

Ventilação e luminosidade são peças chave na criação de um projeto de arquitetura. Saber como lidar com esses dois fatores é determinante para o conforto de qualquer ambiente. Os cobogós, nesses casos, caem como uma luva, além de emprestar charme e personalidade aos espaços.

ECOGREEN MANUFATTI2 - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Ambiente criado pela Ecogreen, com cobogós da Manufatti (Foto: Divulgação)

Criados nos anos de 1920 por três pernambucanos, foram amplamente utilizados na década de 50 do século passado, substituindo tijolos tradicionais. São feitos, em sua grande maioria, de cerâmica ou concreto, mas há também versões em vidro e grande diversidade de materiais. Remetem aos antigos muxarabis (árabe-islâmica). Dos sobrenomes dos seus criadores (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis), veio o nome Cobogó.

ECOGREEN MANUFATTI - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Mais uma parceria Ecogreen e Manufatti (Foto: Divulgação)

A arquiteta Carol Sóter diz que a ideia de usar elementos que remetem à memória afetiva dos clientes e ter ao mesmo tempo a estética ligada à funcionalidade das peças lhe atrai muito.Como exemplo dos bons resultados obtidos, ela mostra um projeto feito para um apartamento em Boa Viagem (Recife). Nesse projeto em particular havia a necessidade de gerar uma divisão dos ambientes de serviço e cozinha, que na planta original faziam parte de um só vão.

6F9B2476 Foto Julia Ribeiro copy - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Nesse projeto da Ecogreen com peças da Manufatti os cobogós ampliam a iluminação (Foto: Julia Ribeiro)

“Os cobogós são elementos que geram a barreira visual, sem perder a ventilação e iluminação naturais desses ambientes e ao mesmo tempo agregam valor estético ao projeto. Nesse ambiente em especial a cor e elemento de destaque são os cobogós”, explica.

carol - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Projeto de Carol Sóter num apartamento no Recife (Foto: Gustavo Sóter)

Carol usou o cobogó de louça, em modelo geométrico, com uma proporção um pouco maior que a usual (0.15m x 0.15m), com 0.20m x 0.20m, na cor amarela.

carol2 - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Outro ângulo do projeto (Foto: Gustavo Sóter)

Para ela, os cobogós são interessantes em diversos tipos de aplicações e ambientes, por velar os espaços de forma agradável e ao mesmo tempo sem gerar barreiras na entrada de luz e iluminação. “Em alguns casos são até filtros para grandes insolações. A boa escolha do tipo de cobogó, onde será aplicado, em que material ele é composto, o tamanho de sua abertura, são pontos importantes para se levar em consideração na hora da especificação e compra dessas peças”, reforça.

babita - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Bárbara Morato também investiu no charme e na praticidade dos cobogós (Foto: Talita Arruda)

Bárbara Morato, arquiteta no Recife, apresenta o projeto de uma cozinha, onde o cobogó teve múltiplas funções. Segundo ela, o objetivo principal foi garantir a separação da área de serviço para a cozinha, sem bloquear a entrada de luz e ventilação ao ambiente.

babita2 - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Projeto de Bárbara em novo ângulo (Foto: Talita Arruda)

“Por ser um elemento cerâmico vazado, o cobogó desempenha muito bem essa função, tão apropriada para o clima da nossa cidade. Não é por outro motivo que ele foi criado aqui, e é motivo de orgulho para nós pernambucanos. Como arquiteta formada na escola pernambucana me sinto na obrigação de valorizar e divulgar. Nesse projeto a cliente adorou a ideia de utilizar um elemento ícone da arquitetura pernambucana e optamos então por torná-lo o elemento estético de destaque. O resultado ficou incrível, lindo e muito funcional”, afirma.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Consultoria Online Destaque Credito Rido Shutterstock 390x354 - Cobogós: charme, funcionalidade e personalidade
Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura