Parte externa do Stúdio

Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes

Primeira mostra de decoração 100% baiana, a Casas Conceito abriu as portas ao público no dia 7 de agosto, no Horto Florestal. O evento, reúne 35 ambientes criados pelos mais importantes escritórios de arquitetura, design e paisagismo da Bahia. Fica aberto para visitação, das 16h às 22h, até o dia 16 de setembro. A mostra, que ocupa duas construções instaladas numa área verde de 12 mil metros quadrados, tem projeto máster assinado pelo Estúdio RM, do premiado Rogério Menezes.

Suíte Hóspedes Sumaúma 1 Iamna Smarcevscki Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Suíte Hóspedes Sumaúma, de Iamna Smarcevscki (Foto: Lucas Assis)

Nesta primeira edição, a Casas Conceito chega com o tema Raízes, que inspirou os profissionais a resgatarem suas memórias afetivas e imprimi-las nos seus projetos. O resultado garantiu unidade à mostra (no que se refere ao respeito ao meio-ambiente, interação com a natureza e foco na sustentabilidade).

Studio de Joias Ipê Rosa 3 Bianca Mota e Marta Azevedo Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Studio de Joias Ipê Rosa, de Bianca Mota e Marta Azevedo (Foto: Lucas Assis)

Uma das inovações do evento foi a participação de um curador, o jornalista carioca radicado em São Paulo, Sérgio Zobaran, que acompanhou o desenvolvimento de todos os projetos e atuou na avaliação das propostas, orientando os profissionais na montagem dos seus espaços. Zobaran, tem vasto currículo no segmento de decoração, que inclui a curadoria da Mostra Black, em São Paulo, além de ser co-fundador da Mostra-Boutique e Feira Modernos e Eternos, em São Paulo e Belo Horizonte.

Solar Ipê Amarelo 2 Wagner Paiva Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Solar Ipê Amarelo, de Wagner Paiva (Foto: Lucas Assis)

Profissionais e ambientes

Distribuídos entre a ‘Casa’, a ‘Ruína’ e a ‘Vila’, a mostra tem projetos de 31 escritórios de arquitetura e design e dois de paisagismo, envolvendo 40 profissionais. A ‘Casa’ ganhou 20 ambientes: a Sala de Jantar Figueira, de Adelia Estevez; a Cozinha do Chef Jatobá, da dupla Adriana Lorenzo & Adriana Varandas; o Home Office Jambeiro, de Amélia Castro; o Lavabo Funcional Angico, de Celeste Leão; o Home Office Amendoeira, de Claudia Biglia & Giselle Moinhos; o Estar Cacaueiro, de Cristina Arcoverde & Tuvinha Papaleo; o Quarto de Casal das Oliveiras, de Daniela Lopes; o Living Bambu, de Eliane e Lais Kruschewsky; o Living Pau Brasil, de Flávio Moura e o Birô de Negócios Araucária, de Grazi Costantino.

Living Pitangueira 1 Nathalia Velame Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Living Pitangueira, de Nathalia Velame (Foto: Lucas Assis)

Também estarão na ‘Casa’ Márcia Meccia, que ambientou o Mirante Oiti; Marcus Barbosa, com o Espaço Contemporâneo Pau D’Arco; Margarete Iglesias, com o Espaço Gourmet Sapucaia; Mariana de Castro, com o Quarto Cedro; Nágila Andrade, com o Home Theater Umbuzeiro; a dupla Rocha & Rodrigues, com o Lounge Jequitibá Rosa; Sâmia Moura, com a Pocket Galeria Carnaúba; Simone Selem, com a Varanda Flamboyant; Thais Braga, com o Estar Acácia; e Wagner Paiva, com o Solar Ipê Amarelo.

Gazebo da Aroeira 1 Camila Maia Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Gazebo da Aroeira, de Camila Maia (Foto: Lucas Assis)

Na ‘Ruína’, espaço que só tinha algumas paredes, foram construídos seis ambientes, totalmente do zero. Os projetos são de Ana Paula Magalhães, que assina o Bem Viver Jacarandá; Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza, com o Living Rizóphora; Nathalia Velame, com o Living Pitangueira; Roberto Leal Neto e Naissa Vieiralves, com o Estar Comigo Ninguém Pode; e Rogério Menezes, com o Living e Jantar Jaboticabeira.

Estar Foyer Acácia 2 Thais Braga Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Estar Foyer Acácia, de Thais Braga (Foto: Lucas Assis)

A terceira área da mostra é a ‘Vila’, um espaço ao ar livre. Lá estão o Studio de Joias Ipê Rosa, de Bianca Mota e Marta Azevedo; o Gazebo da Aroeira, de Camila Maia; o Refúgio do Artista Eucalipto, de Horácio Urpia e Márcio Tanajura; a Suíte de Hóspedes, de Iamna Smarcevski; e a Casa da Árvore, de Regi Amaral. A Casas Conceito ainda conta com o trabalho de paisagismo de Alex Sá e Joilson Barbosa.

Estar Comigo Ninguém Pode 2 Roberto Leal Neto e Naissa Vieiralves Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Estar Comigo Ninguém Pode, de Roberto Leal Neto e Naissa Vieiralves (Foto: Lucas Assis)

Birô de Negócios

Outro diferencial da Casas Conceito é o Birô de Negócios. O espaço está comercializando móveis e objetos expostos nos ambientes. A ideia, segundo Andrea, é estabelecer a ponte comercial entre o cliente e o lojista e fechar negócios. “As pessoas se encantam com um móvel ou um objeto exposto no ambiente e, ali mesmo, podem efetuar a compra”. Esta é a primeira vez que uma mostra de decoração disponibiliza um canal de venda direta desde o primeiro dia.

Estar Cacaueiro 1 Cristina Arcoverde E TUvinha Papaleo Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Estar Cacaueiro, de Cristina Arcoverde E Tuvinha Papaleo (Foto: Lucas Assis)

Sustentabilidade

‘Vila’ traz seis ambientes criativos – incluindo uma casa na árvore – instalados na exuberante floresta existente no terreno. A proposta, segundo Andrea Velame, é conjugar as tendências atuais do mercado de arquitetura e decoração com as mais novas tecnologias de construção verde, valorizando a natureza, sempre ancorada na questão da sustentabilidade.

Casa da Árvore 1 Regi Amaral Foto Lucas Assis - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Casa da Árvore, de Regi Amaral (Foto: Lucas Assis)

A preocupação da organização do evento com a questão ambiental vai além do cuidado com a vegetação da área verde. Grande parte do material resultante das demolições foi reaproveitado pelos profissionais em seus ambientes. Todo o material não utilizado pelos profissionais, como portas, janelas, esquadrias e outros equipamentos será doado à instituições sociais. “O que não serve para nós, certamente vai servir para outras pessoas”, diz Velame.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Apt Altera Arquitetura Destaque Credito Photons Fotografia Henrique Ribeiro 390x390 - Mostra Casas Conceito estreia com 35 ambientes
Apartamento foca em integração de ambientes e décor moderno