casarão casacor pe 4 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan

CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan

Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti coordenaram a primeira reunião operacional da CASACOR PE 2018. O encontro, entre arquitetos, parceiros, colaboradores e imprensa aconteceu no casarão da Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte. A organização do evento discutiu processos de fluxo das obras, acesso de mão-obra e materiais, cronograma e outros detalhes dos bastidores da maior mostra de arquitetura, design de interiores e decoração do Estado.

Foto Isabela e Carla Casacor PE - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho estão à frente da mostra (Foto: Divulgação)

A CASACOR PE será aberta no dia 20 de setembro, em um imóvel com mais de 5 mil m² de área. Entre os arquitetos confirmados na mostra deste ano, estão: André Carício, Diogo Viana, Josemar da Costa Júnior e André Azevedo, Luiza Nogueira, Luiz Canto e Sandra Bione, Eduarda Dubeux, Carmita Horta e Ísis Almeida, Bruna Melchiades e Natália Filizola, Marina Machado. Também estão entre os participantes, os escritórios Polígonos, PMZ, Dubeux + Vasconcelos, Albuquerque & Malvim.

casarão casacor pe6 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Organização do evento reuniu arquitetos e colaboradores para apresentar a casa (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Em sua 21ª edição o evento traz as novidades no universo da decoração, da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo. O casarão, construído no início dos anos de 1930 pela família inglesa Fellows (atualmente pertencente aos descendentes do industrial João Pereira dos Santos, que comprou o imóvel nos anos de 1940) receberá aproximadamente 45 ambientes. As obras já foram iniciadas e os espaços estão sendo distribuídos entre seus respectivos arquitetos, que já começam a criar e detalhar os projetos. Até o fim de agosto o ritmo é frenético. O arquiteto Mário Santos será novamente responsável pelo Master Plan, percurso e roteiro de ambientes.

casarão casacor pe - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Detalhes do Imóvel Especial de Preservação (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!))

O tema deste ano para todas as edições da CASACOR é “A Casa Viva”, fio condutor para os participantes nas 18 regiões do Brasil, quatro países latinos e um norte-americano. Segundo o diretor de relacionamento e conteúdo, Pedro Ariel, a ideia é ver a casa como refúgio físico, mental e espiritual, como espaço da celebração e dos laços de afeto. “Queremos focar nos ocupantes da casa e no convívio entre eles, num contraponto ao afastamento estimulado pela tecnologia e vida moderna”, ressaltou.

casarão casacor pe8 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Vitral é um dos elementos que se somam à arquitetura da casa (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Isabela Coutinho lembra que “os projetos devem valorizar os espaços de convivência e focar nos indivíduos, ocupantes da casa”. O Master Plan  promete uma Casa do Futuro, repleta de facilidades proporcionadas pela tecnologia, além de uma arena de conteúdo com programação permanente de palestras, encontros, rodas de conversas e interações de estudantes, frequentadores e profissionais.

casarão casacor pe verde - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Casarão é cercado de verde por todos os lados (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

O verde também deverá estar ainda mais presente na mostra de 2018, segundo Carla Cavalcanti. “O tema Casa Viva reforça a presença fundamental da natureza em todos ambientes. Das pequenas plantas até os grandes jardins, a conexão com o verde será uma de nossas recomendações inspiradoras aos profissionais participantes”, explica.

casarão casacor pe10 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Casarão histórico foi erguido no início do século passado (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

No paisagismo, três nomes estão confirmados: Ana Lúcia Gonçalves,  Casa Forte Paisagismo e Villa Garden .

A abertura acontece com festa para convidados no dia 20 de setembro, com acesso ao público a partir do dia 21. A mostra segue até 4 de novembro.

Casarão da CASACOR PE é IEP

Seguindo as escolhas de anos anteriores, o imóvel que abriga a CASACOR PE 2018 é Imóvel Especial de Preservação (IEP) e faz parte de uma área delimitada como Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural (ZEPH), por meio da Lei de Uso e Ocupação do Solo de 1996 (Lei nº 16.176), que protege sítios urbanos do Recife.

A parceria da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) – da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano do Recife – com a CASACOR PE garante a preservação e a manutenção das características originais escolhidos para receber a mostra.

Master Plan Casacor PE 2018 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Master Plan CASACOR PE 2018 (Foto: Divulgação)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
5 Fotografias Photographee.eu Shutterstock 390x390 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Um refúgio em casa? Confira alguns modelos para se inspirar