casarão casacor pe 4 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan

CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan

Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti coordenaram a primeira reunião operacional da CASACOR PE 2018. O encontro, entre arquitetos, parceiros, colaboradores e imprensa aconteceu no casarão da Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte. A organização do evento discutiu processos de fluxo das obras, acesso de mão-obra e materiais, cronograma e outros detalhes dos bastidores da maior mostra de arquitetura, design de interiores e decoração do Estado.

Foto Isabela e Carla Casacor PE - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho estão à frente da mostra (Foto: Divulgação)

A CASACOR PE será aberta no dia 20 de setembro, em um imóvel com mais de 5 mil m² de área. Entre os arquitetos confirmados na mostra deste ano, estão: André Carício, Diogo Viana, Josemar da Costa Júnior e André Azevedo, Luiza Nogueira, Luiz Canto e Sandra Bione, Eduarda Dubeux, Carmita Horta e Ísis Almeida, Bruna Melchiades e Natália Filizola, Marina Machado. Também estão entre os participantes, os escritórios Polígonos, PMZ, Dubeux + Vasconcelos, Albuquerque & Malvim.

casarão casacor pe6 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Organização do evento reuniu arquitetos e colaboradores para apresentar a casa (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Em sua 21ª edição o evento traz as novidades no universo da decoração, da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo. O casarão, construído no início dos anos de 1930 pela família inglesa Fellows (atualmente pertencente aos descendentes do industrial João Pereira dos Santos, que comprou o imóvel nos anos de 1940) receberá aproximadamente 45 ambientes. As obras já foram iniciadas e os espaços estão sendo distribuídos entre seus respectivos arquitetos, que já começam a criar e detalhar os projetos. Até o fim de agosto o ritmo é frenético. O arquiteto Mário Santos será novamente responsável pelo Master Plan, percurso e roteiro de ambientes.

casarão casacor pe - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Detalhes do Imóvel Especial de Preservação (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!))

O tema deste ano para todas as edições da CASACOR é “A Casa Viva”, fio condutor para os participantes nas 18 regiões do Brasil, quatro países latinos e um norte-americano. Segundo o diretor de relacionamento e conteúdo, Pedro Ariel, a ideia é ver a casa como refúgio físico, mental e espiritual, como espaço da celebração e dos laços de afeto. “Queremos focar nos ocupantes da casa e no convívio entre eles, num contraponto ao afastamento estimulado pela tecnologia e vida moderna”, ressaltou.

casarão casacor pe8 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Vitral é um dos elementos que se somam à arquitetura da casa (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Isabela Coutinho lembra que “os projetos devem valorizar os espaços de convivência e focar nos indivíduos, ocupantes da casa”. O Master Plan  promete uma Casa do Futuro, repleta de facilidades proporcionadas pela tecnologia, além de uma arena de conteúdo com programação permanente de palestras, encontros, rodas de conversas e interações de estudantes, frequentadores e profissionais.

casarão casacor pe verde - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Casarão é cercado de verde por todos os lados (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

O verde também deverá estar ainda mais presente na mostra de 2018, segundo Carla Cavalcanti. “O tema Casa Viva reforça a presença fundamental da natureza em todos ambientes. Das pequenas plantas até os grandes jardins, a conexão com o verde será uma de nossas recomendações inspiradoras aos profissionais participantes”, explica.

casarão casacor pe10 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Casarão histórico foi erguido no início do século passado (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

No paisagismo, três nomes estão confirmados: Ana Lúcia Gonçalves,  Casa Forte Paisagismo e Villa Garden .

A abertura acontece com festa para convidados no dia 20 de setembro, com acesso ao público a partir do dia 21. A mostra segue até 4 de novembro.

Casarão da CASACOR PE é IEP

Seguindo as escolhas de anos anteriores, o imóvel que abriga a CASACOR PE 2018 é Imóvel Especial de Preservação (IEP) e faz parte de uma área delimitada como Zona Especial de Preservação Histórico-Cultural (ZEPH), por meio da Lei de Uso e Ocupação do Solo de 1996 (Lei nº 16.176), que protege sítios urbanos do Recife.

A parceria da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) – da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano do Recife – com a CASACOR PE garante a preservação e a manutenção das características originais escolhidos para receber a mostra.

Master Plan Casacor PE 2018 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Master Plan CASACOR PE 2018 (Foto: Divulgação)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decoracao Dicas de iluminacao DESTAQUE Credito Denny Lako 390x390 - CASACOR PE 2018 apresenta casarão e Master Plan
Confira um conteúdo completo com dicas sobre iluminação!