PORTO BEACH RESIDENCE   DIVULGAÇÃO 1 - Arquitetura no litoral
Foto: Divulgação

Arquitetura no litoral

De frente para o mar de umas das praias mais bonitas e visitadas do litoral Sul de Pernambuco, o Residencial Por Beach, em Porto de Galinhas, carrega todas as particularidades que uma arquitetura litorânea deve ter: vista ampla para o oceano e preocupação com a sustentabilidade. Aliás, está última é uma das apostas do empreendimento do Grupo MTM que implantou uma torre eólica visando a geração de energia limpa às áreas comuns do condomínio e a contribuição para a preservação do meio ambiente.

No projeto, o uso de matérias leves, como a madeira, e cores neutras permitem que o colorido e a beleza da paisagem mostrasse toda sua imponência. “Priorizamos um desenho que, somado ao cenário paradisíaco, tornasse um empreendimento singular”, afirma o arquiteto Carlos Fernando Pontual, responsável pela arquitetura do local que frisa ainda que a ideia era fazer do mar o personagem principal e o destaque da construção. “Os apartamentos são voltados para ele para que quem usufruir do local tenha uma vista maravilhosa”, destaca o arquiteto. As unidades possuem área de 76,82 m² e são compostas por varanda, dependência de serviço, cozinha tipo americana, sala de jantar e de estar.

Na área externa, a piscina possui uma visão ampla do mar e toda a paisagem permitindo a união do residencial com a natureza. No entorno, o projeto de paisagismo ficou à cargo do paisagista Luís Vieira que levou para o ambiente plantas que fazem parte da vegetação local que pudessem oferecer, além de locais de sombra, mais pontos verdes ao lugar.

Para conter a incidência dos raios solares e amenizar o nível de calor, foi introduzido um beiral de telhado para propor um ambiente bem ventilado e com qualidade térmica. “Com o beiral é possível diminuir uso frequente do ar condicionado. É como se a construção estivesse sob uma grande sombra”, destaca.

Pensando em mobilidade e comodidade, o arquiteto implantou o estacionamento no subsolo do edifício para que não houvesse nenhuma obstrução no entorno ou nos acessos. “Isso permitiu ainda que o terreno ficasse mais alto o que beneficiou a vista para o mar, que é o ponto chave do residencial”, explica Carlos Fernando.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura sistemica Destaque Credito Dariusz Jarzabek Shutterstock 390x390 - Arquitetura no litoral
Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?