Foto Eudes Santana 9258 - Apartamento para casal de jovens
Foto: Eudes Santana

Apartamento para casal de jovens

O uso das cores reflete mais que uma tendência. Apostar no colorido espelha o estilo do usuário e dá personalidade ao ambiente. Diante dessa premissa, o escritório do arquiteto Rafael Tenório projetou um apartamento de 75 m², no bairro da Torre, em Recife, seguindo os desejos de moradia de um casal de jovens que adoram cozinhar e receber amigos.

Logo na entrada da casa, uma parede amarela dá o tom a sala de jantar. Com mesa e cadeiras com nuances de madeira, o espaço é combinado a luminárias verdes assinadas pela Da Luz e a tela do artista plástico Carlos Pragana, peça que propõe ainda mais cor ao ambiente. “Eles são bastante cosmopolitas e trabalham viajando, por isso possuem diversas influências. No projeto, não há uma predominância de cor, mas relações entre tonalidades marcantes que aparecem em paredes e objetos. O todo gera um espaço harmônico e um diálogo fluído”, destaca Rafael.

Mesmo em um apartamento pequeno, o arquiteto não exitou em oferecer amplitude em alguns cômodos. Por apreciarem a gastronomia, a cozinha foi pensada para oferecer conforto e praticidade na hora de preparar os pratos. Com 10 m², integrando ainda uma área de serviço de 1 m², o local, que segue os moldes do estilo americano, aposta na funcionalidade permitindo que alguns itens, como temperos e instrumentos culinários, fiquem ao alcance do cozinheiro, além do balcão, ligado ao móvel em mármore que agrega o fogão, que se torna mais uma opção para fazer as refeições.

Com um toque futurista e moderno, um mosaico composto por cores vibrantes e desenhos geométricos promove dinamismo ao ambiente. “As casas costumam ter muitas paredes brancas e brincar com texturas e cores, através de mosaicos e papel de parede, dá um novo estilo ao lugar, principalmente com modelos que trazem formas geométricas e brilho”, pontua o arquiteto.

A sala, com três ambientes, também conquistou mais espaço ficando com cerca de 50 m². Parte do mobiliário foi modulado pela Florense e a outra adquirida na Living. “Todos foram pensados em especial para o projeto fazendo uma composição de cores que dialogasse perfeitamente e desse a personalidade que a gente buscava”, afirma.

Com a ideia de fazer um degradê nas cores e dar ênfase aos lugares mais importantes da casa, há uma variação de intensidade de luz em alguns locais. “Fizemos uma projeto de iluminação que destacasse os ambientes mais utilizados pelos moradores. A ideia é que houvesse luz onde realmente fosse preciso tê-la, como o espaço de convívio e de leitura, por exemplo”, destaca.

Para Rafael Tenório, o grande desafio desse projeto foi torná-lo amplo. “Conseguimos fazer com que as pessoas que chegue no apartamento tenham a impressão de estar um local muito maior e confortável”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Cidades Esponjas Destaque Credito Turenscape Divulgacao 390x390 - Apartamento para casal de jovens
Você já ouviu falar em Cidades-esponja?