09 ESTAR INTIMO ALBUQUERQUE E MALVIM .jpg2 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco

A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco

A cada ano os arquitetos fazem da tecnologia um aliado na hora de projetar e mostrar esse ambiente finalizado aos clientes. E a CASACOR é uma oportunidade perfeita para isso. São cortinas feitas com tecnologia de placas solares, ambientes totalmente independentes onde apenas com um controle de voz é possível dominar todo o funcionamento de um espaço. São desdobramentos da vida moderna que fazem da tecnologia um plus na hora de projetar .

21 CASA DE VIDRO DIOGO VIANA .jpg 2 1024x680 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
A tecnologia explode em automação na Casa de Vidro ( Foto: Felipe Araújo).

Um desses exemplos é a Casa de Vidro, projetada pelo arquiteto Diogo Viana. São 40m² onde as fachadas, paredes e cobertas são de vidro. O material é do fabricante Vivix. Por lá a tecnologia explode em automação, com experiências sensoriais de cor, som e cheiro. No banheiro, que também é de vidro, o arquiteto apostou na tecnologia Smartglass que permite ao usuário optar por um vidro opaco ou transparente na hora de usar.

Arena Arbor Casacor PE 2018 1024x682 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
O arquiteto Paulo Carvalho apostou no design paramétrico para projetar a estrutura metálica ( Foto: divulgação).

É também no quintal do casarão da Família Santos, em Casa Forte, no Recife que se localiza a Arena Arbor, uma estrutura tridimensional em formato geodésico, que busca o aproveitamento da luz e ventilação natural (utilizando as cortinas da Arbor),  percorrendo o caminho da arquitetura sustentável. O projeto arquitetônico é de Paulo Carvalho, do escritório Selvagem. O ambiente foi inspirado em uma árvore. Por lá tudo é automatizado na iluminação. O profissional também apostou no design paramétrico para projetar a estrutura metálica e pórticos que são feitos em aço corten recortados a laser pela Steel Decor.“É um espaço muito democrático com pensamento coletivo. Procuramos trazer o melhor do mundo e compartilhar. A partir do foco nas experiências que os usuários terão neste local, remetemos ao aspecto lúdico que as árvores trazem na memória das pessoas como palco de brincadeiras, momentos de descanso e a sensação de conforto que proporciona”, explica Paulo. O ambiente vai sediar eventos para o público adulto e infantil durante a mostra.

Sem título.png2 .pngokokok 1024x415 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
Os arquitetos apostaram em um robô para receber os comandos e realizar diversas funções no espaço ( Foto: Felipe Araújo).

Luiz Dubeux e João Vasconcelos levaram muita tecnologia ao seu espaço, a sala Off Black. Por lá um robô chamado Alessia recebe comandos de voz para abrir janelas, alterar a luz e o sistema de som do ambiente. O equipamento foi importado da Alemanha pela Arbor. A tecnologia foi aplicada para colaborar com a visão da sala para a área externa do casarão através de um paredão de vidro de 10 metros que reveste as duas paredes do piso ao teto no ambiente.

09 ESTAR INTIMO ALBUQUERQUE E MALVIM .jpg2 1024x689 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
A tecnologia no Estar Íntino está presente na cortina da Arbor ( Foto: Felipe Araújo).

No Estar Íntino assinado pelos arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, a tecnologia está presente na cortina da Arbor que é motorizada á bateria e pode ser recarregada com energia solar através de placas fotovoltaicas. No quesito iluminação logo no final da tarde o teto do espaço é presenteado com uma sutil iluminação dimerizável com fita de led que revela todos os detalhes dos adornos originais.

31 SALA DE IMAGEM E SOM KATIA CARAPEBA SONIA BELTRAO GABRIEL BELTRAO.jpgoko 1024x654 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
Muita tecnologia na Sala de Imagem e Som ( Foto: Felipe Araújo).

Na Sala de Imagem e Som dos arquitetos Katia Carapeba, Sonia Beltrão e Gabriel Beltrão, muita tecnologia envolvida. Com a proposta de ser uma área para receber a família, os profissionais apostaram em local confortável e moderno.Um exemplo disso são as cortinas  termoacústicas que são automatizadas.  No espaço,  a iluminação e o ar-condicionado foram automatizados pela empresa Zafiro. Chama a atenção também a tela gigante( 5,90 x 1,85m de altura) que fica 50cm acima do piso, criando a ideia para o visitante de que ele está inserido na projeção. Nesta tecnologia utilizada de 4k, dois projetores com placas de inteligência unem as duas imagens.

 

Serviço:

CASACOR PE
Av. 17 de Agosto, 1112, Casa Forte. Recife/PE.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
5 Fotografias Photographee.eu Shutterstock 390x390 - A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
Um refúgio em casa? Confira alguns modelos para se inspirar