revistasim Arquitetura e vidro mansao em Alphaville e icone de modernidade e sustentabilidade capa - Arquitetura e vidro: mansão em Alphaville é ícone de modernidade e sustentabilidade

Arquitetura e vidro: mansão em Alphaville é ícone de modernidade e sustentabilidade

Construída com grandes vãos, casa recebeu cerca de 500 m² de vidro de controle solar ClimaGuard SunLight, da Guardian Glass

Esta luxuosa mansão foi construída na região de Alphaville, em São Paulo, e se tornou um marco da arquitetura residencial devido às suas características únicas. A proposta sofisticada conseguiu reunir o que existe de mais moderno e sustentável, sendo projetada para realizar a perfeita integração da área externa e interna. 

A fachada recebeu vidros ClimaGuard SunLight, da Guardian Glass, que foram fixados em grandes vãos, fazendo com que a amplitude dos ambientes ficasse ainda maior. A Alca Engenharia foi a responsável pela construção dos 1.880 m².

SunLight tem uma característica muito importante neste projeto, pois possibilitou toda esta integração, sem nenhuma interferência, com aspecto neutro, alta transmissão luminosa e baixa reflexão interna e externa, conta Christiana Arantes , arquiteta autora do projeto. 

Tecnologia a favor do bem-estar

svg%3E - Arquitetura e vidro: mansão em Alphaville é ícone de modernidade e sustentabilidade

O avanço tecnológico vem proporcionando aos projetos arquitetônicos a oportunidade de dar ainda mais conforto e bem-estar para os futuros moradores. Muitas tecnologias atuam, diretamente, no aumento da praticidade e por isso estão sendo bastante utilizadas em projetos de alto padrão.

Para a arquiteta Christiana Arantes, a tecnologia foi um diferencial em seu projeto e favoreceu o aumento do bem-estar e, principalmente, da sustentabilidade. Neste projeto, especificamente, foram utilizados vidros de conforto térmico, que proporcionaram uma ampla iluminação natural, sendo ideais para a economia de energia. Além disso, o projeto também apresenta fechamentos em Steel Frame, que é um sistema construtivo à seco feito com perfis de aço galvanizado, que gera uma quantidade muito pequena de resíduos. 

Em quase todos os ambientes projetamos uma claraboia em vidro para possibilitar a entrada de luz natural. Neste ponto a tecnologia do SunLight foi fundamental para bloquear parte do calor, já que há grande incidência de sol na casa, afirma a arquiteta.

A mudança da cultura e os reflexos nos projetos arquitetônicos

svg%3E - Arquitetura e vidro: mansão em Alphaville é ícone de modernidade e sustentabilidade

As mudanças nas dinâmicas da sociedade e da cultura também refletem nos projetos arquitetônicos. As pessoas passam a buscar novas formas de viver e, consequentemente, novos estilos de moradia. 

Para Viviante Sequetin, gerente de Marketing South America da Guardian Glass, este projeto é um exemplo desta mudança cultural que vem ocorrendo. 

O que as pessoas buscam hoje são ambientes claros, iluminados, amplos ou que deem essa sensação de amplitude graças à utilização de vidros e de espelhos, afirma. 

Ainda segundo ela, há uma forte demanda por vidros que contribuem com o conforto térmico e a entrada adequada de luz solar, ajudando a diminuir o uso de ar-condicionado, reduzindo assim, obviamente, o consumo de energia elétrica. Os vidros da Guardian Glass também foram utilizados em outras partes da casa. A suíte master, por exemplo, é totalmente feita em vidro, assim como todo o guarda-corpo, somando mais de 100 metros. 

A residência possui seis suítes, piscina aquecida, academia, quadra de squash, elevador panorâmico, garagem com vaga para 20 automóveis e adega climatizada, também feita em vidro.

Informações sobre os fornecedores

  • Projeto: Alca Arquitetura;
  • Construtora: RNGM;
  • Fabricante de Esquadrias e Vidros: TecLine;
  • Estrutura Metálica: Skylight;
  • Sistema de fotovoltaica: Tekhouse;
  • Instalação Guarda corpo, Adega, Box e Espelhos: Vidros Quitaúna;
  • Automação: Passero.

ClimaGuard SunLight

O ClimaGuard SunLigh é um vidro de controle solar que bloqueia duas vezes mais calor que um vidro comum, protege contra os raios UV e possui baixos índices de reflexão. Trata-se de um vidro que é um aliado do bem-estar dos usuários, garantindo uma temperatura agradável, além de proteger pisos, cortinas e estofados dos efeitos maléficos dos raios UV.

Guardian Glass

A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated) e transformados. 

Em suas 26 linhas de vidro float em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais. 

O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente para criar novos produtos e soluções de vidro usando a tecnologia mais avançada para ajudar os clientes a “ver o que é possível” (see what´s is possible™).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.