revistasim dicas adegas apartamentos pequenos capa

Adegas em aptos pequenos: o amor por vinhos pode compor o décor

svg%3E - Adegas em aptos pequenos: o amor por vinhos pode compor o décor
Foto: Julia Ribeiro

Nichos para armazenar os rótulos ou um pequeno vão para encaixar a adega climatizada podem compor a cozinha, sala de estar, varanda ou até mesmo o home office

O vinho é uma das bebidas mais populares do mundo e é sinônimo de elegância em diversos países e culturas.

O bom apreciador da bebida sabe que existe uma demanda especial em relação ao seu armazenamento que faz com que as características de cada rótulo sejam melhores apreciadas. 

A adega é o lugar ideal para que os vinhos sejam armazenados, porém nem todas as casas são compostas por espaços suficientes para que ela seja inserida.Todavia, com um pouco de planejamento, é possível sim contar com uma pequena adega em casa.

“Existem modelos de adegas bem pequenas, que são climatizadas e comportam até oito garrafas. Geralmente são bem finas e baixas, assim conseguimos acoplar em algum móvel na cozinha, na copa ou sala de jantar, através de um planejamento bem executado”, comenta a arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca Atalla no escritório Oliva Arquitetura. 

Ainda segundo as orientações da arquiteta, no caso das adegas secas, o vinho apresenta a necessidade de um espaço grande para ser armazenado: um pequeno vão de 10 x 10 cm é suficiente para receber uma garrafa. Ter um bom projeto de marcenaria possibilita que o morador consiga ter um local adequado para colocar os rótulos.

Como escolher a adega para espaços pequenos? 

svg%3E - Adegas em aptos pequenos: o amor por vinhos pode compor o décor
Foto: Renan

Em primeiro lugar, é importante entender que a escolha da adega vai depender da área livre disponível, além da quantidade de vinho que o morador deseja estocar, ou seja, será preciso compilar as duas informações e então elaborar um projeto que esteja adequado com o tamanho e também com a quantidade de bebida. 

Para locais com metragem reduzida, é possível adotar modelos que são comercializados por marcas conhecidas, pois geralmente são pequenas e acabam sendo adequadas ao ambiente desejado. No caso das adegas secas, que não possuem nenhum tipo de tecnologia, pode ser adaptado ao tamanho desejado através de uma marcenaria bem pensada.

Locais para adega

A principal dúvida ao comprar uma adega é: onde eu devo colocá-la? 

De modo geral, elas ficam posicionadas em ambientes como sala de jantar, sala de estar e cozinhas, mas é claro que a escolha deve ser feita a partir de alguns fatores individuais da residência.

Se a escolha for a varanda, é preciso se atentar à incidência de sol, que pode causar problemas no funcionamento da adega climatizada, como certamente danificará o conteúdo das garrafas, alerta Fernanda. 

Outro detalhe importante, que deve ser levado em consideração é a presença de uma tomada próxima ao local de instalação, já que é comum posicionar o aparelho embaixo de aparadores e em buffets feitos sob medida, por exemplo.

Uma boa prática para aproveitar bem espaços reduzidos é embutir a adega em algum mobiliário feito sob medida. Esta é uma solução que não compromete a mobilidade do ambiente. 

Móveis que exercem a função de divisão, como um aparador, têm dimensões suficientes para comportar uma adega. Mas, se não tiver como investir em móveis planejados, a adega pode ficar embaixo de um mobiliário comum.

Veja um exemplo: 

svg%3E - Adegas em aptos pequenos: o amor por vinhos pode compor o décor

No apartamento de 35m², Bianca e Fernanda conseguiram inserir uma adega mesmo com a limitação de espaço no dormitório. As profissionais aproveitaram a lateral da bancada de home office para desenvolver o espaço de armazenamento das bebidas, assim aproveitando cada cantinho atendendo as necessidades do morador. Hobby e trabalho dividem o mesmo espaço com a solução determinada pelas arquitetas | Foto: Julia Ribeiro

Adega personalizada

Adega personalizadas também são boas opções para espaços pequenos. As secas podem ser trabalhadas com muita liberdade, abrindo frente para trabalhar desenhos customizados e que atendam às preferências do morador e o seu acervo de garrafas. 

As adegas climatizadas sob medida exigem uma certa análise no local onde será inserida, porque ela é acompanhada de uma infraestrutura de equipamentos que servem para que o clima ideal seja mantido e os vinhos conservados.

Ela é super bem-vinda em ambientes pequenos e é muito prática. Porém, esse tipo de adega tem todo um sistema de refrigeração que ocupa um certo espaço. Então, se for ter uma adega personalizada climatizada, é preciso um pouquinho mais de espaço por conta dessa infraestrutura, finalizam as arquitetas do Oliva Arquitetura. 

Sobre a Oliva Arquitetura

À primeira vista, quem observa a dupla formada por Bianca Atalla e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o escritório Oliva Arquitetura e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obras. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores. 

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos. 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.